quinta-feira, 18 de junho de 2015

Em busca de Jesus Cristo - Você vai se surpreender!


Em busca de Jesus Cristo   


Séneca

Lucius Annaeus Seneca ( Latin : Lucius Annaeus Seneca ), chamado Seneca
Séneca
o mais novo ( Corduba , . 4 aC - Roma , 65 . dC), foi um filósofo , político , orador e escritor romano , conhecido por seus trabalhos de natureza moralista. O filho de Speaker Marcus Annaeus Seneca foi Questor , Pretor e senador do Império Romano durante os governos de Tibério , Calígula , Cláudio e Nero , além de ministro , mentor e assessor Imperador Nero .

Seneca disse que tanto como um pensador, intelectual e político. Orador, era ao mesmo tempo uma figura dominante na política romana durante a era imperial como um dos senadores mais admiradas, influentes e respeitados, e foi alvo de ambos os inimigos e benfeitores, por causa deste prestígio extraordinário.

Apesar de ter sido contemporâneo de “Jesus Cristo”, Séneca não fez quaisquer relatos significativos sobre “Jesus Cristo” ou de algum fenômenos milagrosos que aparentemente anunciavam o advento de uma poderosa nova religião.



Plínio, o Velho

Escritor, historiador, gramático, administrador e oficial romano. Era filho de um eques, cavaleiro romano, e da filha do senador Caio Cecílio de "Novum Comum" nascido em Cosme na Cisalpina. Plínio estudou em Roma e ingressou na carreira militar, servindo primeiramente na África e depois assumindo
Plínio, o Velho
como oficial o comando de uma tropa de cavalaria na Germânia, aos 23 anos. Retornou a Roma para dedicar-se a escrever e estudar Direito. Executou importantes cargos públicos sendo nomeado procurador na Espanha quando Nero ainda era imperador, logo após, no norte da África e na Gália. Para alguns o maior erudito da história imperial romana e que deixou uma obra considerável e fundamental para o " saber científico" subsequente.

Apesar de ter sido contemporâneo de “Jesus Cristo”, Plínio, o Velho não fez quaisquer relatos significativos sobre “Jesus Cristo” ou de algum fenômenos milagrosos que aparentemente anunciavam o advento de uma poderosa nova religião.




MARCO FÁBIO QUINTILIANO

Orador e escritor romano nascido em Calagurris Nassica, hoje Calahorra, Espanha, famoso retórico e crítico literário e considerado a honra da magistratura romana.


Estudou retórica em Roma com os maiores mestres de seu tempo, retornou à Espanha (57) e transferiu-se definitivamente para Roma (68), onde fundou uma escola particular de ensino de retórica, transformada depois em escola pública pelo imperador Vespasiano, que o manteve como professor remunerado de Retórica. Professor por cerca de vinte anos, pioneiro como mestre do ensino oficial, aposentou-se (91) para se dedicar exclusivamente à escrita, sendo então nomeado preceptor dos dois sobrinhos-netos do imperador Domiciano e morreu em Roma.

Um de seus alunos mais famosos foi Plínio o Jovem e sua mais significativa obra foi De institutione oratoria (95), publicada em 12 volumes, onde o autor apresentou diretrizes para a formação cultural dos romanos, da infância à maturidade.

Apesar de ter sido contemporâneo de “Jesus Cristo”, MARCO FÁBIO QUINTILIANO não fez quaisquer relatos significativos sobre “Jesus Cristo” ou de algum fenômenos milagrosos que aparentemente anunciavam o advento de uma poderosa nova religião.


Epicteto

Epicteto nasceu c. 55 dC, presumivelmente em Hierapolis , Frígia . O nome seus pais lhe deram é desconhecido; a palavra Epiktetos (ἐπίκτητος) em grego significa simplesmente "adquirido". Ele passou sua juventude como um escravo em Roma para Epaphroditos , um rico liberto e secretário Nero .
Epicteto

Cedo na vida, Epicteto adquiriu uma paixão pela filosofia, e com a autorização do seu proprietário rico, ele estudou estóico filosofia sob Musonius Rufus , o que lhe permitiu subir de respeitabilidade como ele cresceu mais educado. Ele se tornou de alguma forma aleijado , com Orígenes afirmando que sua perna foi deliberadamente quebrado por seu mestre, e Simplício afirmando que ele havia sido coxo desde a infância.
Epicteto obteve sua liberdade algum tempo após a morte de Nero em 68 dC, e começou a ensinar filosofia em Roma. Cerca de 93 dC, o imperador Domiciano baniu todos os filósofos da cidade, e Epicteto fugiu para a Nicopolis em Epirus , Grécia , onde fundou uma escola filosófica.
Seu aluno mais famoso, Arrian , estudou com ele, quando um jovem (c. 108 dC) e afirmou ter escrito os famosos discursos de suas notas de aula, qual argumentava deve ser considerado comparável ao socrático literatura. Descreve Arrian Epicteto como sendo um alto-falante poderoso que poderia “induzir o ouvinte se sentir exatamente como Epicteto queria”.  
Muitas figuras eminentes procurando conversas com ele, e do Imperador Adriano foi amigável com ele e pode ter escutado ele falar na sua escola em Nicopolis.

Ele viveu uma vida de grande simplicidade, com poucas posses e viveu sozinho por um longo tempo, mas na sua velhice ele adotou o filho de um amigo que de outra forma teria sido deixado para morrer, e levantou-o com o auxílio de uma mulher. Epicteto nunca foi casado. Ele morreu por volta de 135 dC. Depois de sua morte, sua lâmpada foi comprada por um admirador de 3000 dracmas .

Apesar de ter sido contemporâneo de “Jesus Cristo”, Epicteto não fez quaisquer relatos significativos sobre “Jesus Cristo” ou de algum fenómenos milagrosos que aparentemente anunciavam o advento de uma poderosa nova religião.  

Faça uma reflexão:

Por que "Jesus Cristo" não é citado por qualquer historiador, pensador ou narrador do século I ? Autores daquela época como : Sêneca (4 aec – 65 dec), Plínio, o Velho (23 - 79), Quintiliano (39 – 96), Epitectus (55 – 135), Marcial (38 – 103), Juvenal (55 – 127), Plutarco (46 – 119), Plínio, o Jovem (61 – 113), Suetônio (69 – 122), Tácito (56 - 120), Philo-Jadaeus (15 aec – 50 dec), Flavius Josephus (37 – 103), Justus de Tiberíades (Século I).

Nenhum deles cita um "Jesus Cristo" em seus textos. (As breves referências sobre ele feitas por Josephus, Suetônio e Tácito foram consideradas interpolações e não textos autênticos).

Como a História Romana daquela época poderia ignorar um Personagem que se diz ter enfrentado o próprio Império Romano, mais as convulsões que ele teria provocado? 

Como poderia ele ser um nazareno se a aldeia de Nazaré só veio a surgir no século III-IV ?

Por que ele só é citado nos Evangelhos, cujos autores, posteriores, não são judeus, já que eles desconhecem a geografia da Judeia-Palestina e divergem quanto aos costumes da região?

Ele não é citado também nos Manuscritos do Mar Morto (anos 1940-1950), um conjunto de textos e fragmentos de textos reunidos num período anterior e posterior ao início da Era Comum?

Ninguém de bom senso poderia chegar a alguma outra conclusão que não seja a de Plágio, Copia de outros Deuses mitológicos antigos: Para que isto se confirme basta comparar “Jesus Cristo” com os demais deuses mitológicos anteriores a ele.

A igreja católica também tentou plagiar Chrestos o messias dos essênios como sendo Cristo.

(A palavra Chrestes (Chretos) é de origem pagã e significa sacerdote e profeta ou iniciados).

Os essênios são considerados como sendo os verdadeiros Chretões (Christões) primitivos, os que não se a sujeitaram, a imposição de Constantino para se converterem ao novo cristianismo da igreja católica:
Somente alguns pouco se converteram na base das ameaças. Os demais quem não conseguiram fugir foram torturados e mortos.

Os Essênios (português brasileiro) ou Essénios (português europeu) (Issi'im) constituíam um grupo que teve existência desde mais ou menos o ano 150 a.d. até o ano 70 d.D. Estavam relacionados com outros grupos político-religiosos, como os saduceus.

Durante o domínio da Dinastia Hasmonéa, os essênios foram perseguidos. Retiraram-se por isso para o deserto, vivendo em comunidade e em estrito cumprimento da lei mosaica, bem como da dos Profetas. Sabemos a seu respeito por Flávio Josefo (historiador oficial judeu) e por Fílon de Alexandria (filósofo judeu). Flávio Josefo relata a divisão dos judeus do Segundo Templo em três grupos principais: Saduceus, Fariseus e Essênios.

Dentre as comunidades, tornou-se conhecida a de Qumran em 1955, nas regiões do Qumran, zona árida e quente próximo ao Mar Morto, foram encontrados jarros com manuscritos que continham documentos, revelações, leis, usos e costumes de uma comunidade de essênios. 

O Essenismo é transcrito pela primeira vez por Filon e Flávio Josefo, onde citavam que era uma ordem que havia se afastado do judaísmo tradicional por motivos desconhecidos, seus costumes se diferenciam em determinados pontos. Iniciaram seus estudos nos séculos que vão desde o ano 150 (A.C) ao 70 (D.C.). 

O Essenismo foi melhor revelado na história oficial, pela descoberta dos famosos "Manuscritos do Mar Morto", que são uma coleção de centenas de textos e fragmentos de texto encontrados em cavernas de Qumran. Mesmo após décadas de trabalho e controvérsias, a tradução integral dos manuscritos do mar Morto foi completada em 2002.1 Alimentavam-se basicamente de frutas e legumes. Banhavam-se em águas, que era um ritual para a purificação.

O nome essênio provém do termo sírio asaya, e do aramaico essaya ou essenoí, todos com o significado de médico, passa por orum do grego (grego therapeutés), e, finalmente, por esseni do latim.

As três principais seitas religiosas da Palestina (Saduceus, Fariseus e Essênios).

 Fonte da pesquisa:  Wikipedia e outas.


Pesquisa República Ateia 

13 comentários:

  1. "*...) mais ou menos o ano 150 a.d. até o ano 70 d.D."

    A.D. significa 'Anno Domini', que é o mesmo que DEPOIS DE CRISTO.
    "d.D" simplesmente NÃO EXISTE.
    Acho que o autor do artigo na verdade quis dizer "ano 150 a.C. ate´o ano 70 d.C.". A.C = antes de Cristo; d.C = depois de Cristo.

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  2. Tácito (55 - 120) foi um historiador e politico romano. Foi governador da Ásia por volta de 112 D.C e considerado um dos maiores historiadores da antiguidade. Em sua obra "Anais da Roma Imperial", ele descreve a perseguição de Nero aos cristãos e o incêndio em Roma, que seria causado pelo próprio imperador segundo ele: "Para destruir o boato (que o acusava do incêndio de Roma), Nero supôs culpados e infringiu tormentos requintadíssimos àqueles cujas abominações os faziam detestar, e a quem a multidão chamava cristãos. Este nome lhes vem de Cristo, que, sob o principado de Tibério, o procurador Pôncio Pilatos entregara ao suplício. Reprimida incontinenti, essa detestável superstição repontava de novo, não mais somente na Judéia, onde nascera o mal, mas anda em Roma, pra onde tudo quanto há de horroroso e de vergonhoso no mundo aflui e acha numerosa clientela” - Tácito, Anais, XV, 44 trad. Pág 311,3.

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  3. Plínio, o moço (61 - 114) foi um orador e político da Bitinía. Era sobrinho neto de Plínio, o Velho um naturalista romano. Ele não cita Cristo como uma pessoa histórica e sim os cristãos. Esse relato acaba definitivamente com o "achismo" de algumas pessoas que acham que Cristo só veio a existir muitos séculos depois do primeiro. Na sua carta, ao imperador Trajano, ele diz que muitas pessoas estavam sendo mortas por se dizerem cristãs. As 122 cartas foram trocadas com o imperador Trajano sobre como lidar com a questão, e declara:“É meu costume, meu senhor, referir a ti tudo aquilo acerca do qual tenho dúvidas... Nunca presenciei a julgamento contra os cristãos... Eles admitem que toda sua culpa ou erro consiste nisso: que usam se reunir num dia marcado antes da alvorada, para cantar hino a Cristo como Deus... Parecia-me um caso sobre o qual devo te consultar, sobretudo pelo número dos acusados... De fato, muitos de toda idade, condição e sexo, são chamados em juízo e o serão. O contágio desta superstição invadiu não somente as cidades, mas também o interior; parece-me que ainda se possa fazer alguma coisa para parar e corrigir... " - Plínio, Epístola X, 97

    E assim confirmamos com Plínio que os cristãos acreditavam que Cristo é Deus e se reuniam bem cedo, um dia por semana, para adorá-lo. Sua carta é reconhecida historicamente e não ficou sem resposta.

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  4. O imperador Trajano (53 - 117), foi imperador romano de 98 a 117 e foi durante seu reinado que o império atingiu sua máxima extensão. Em resposta a carta de Plínio, o imperador deu estas seguintes instruções: “No exame de denúncias contra feitos cristãos, querido Plínio, tomaste o caminho acertado. Não cabe formular regra dura e inflexível, de aplicação universal. Não se pesquise. Mas se surgirem outras denúncias que procedam, aplique-se o castigo, com essa ressalva de que se alguém negar ser cristão e, mediante a adoração dos deuses, demonstrar não o ser atualmente, deve ser perdoado em recompensa de sua emenda, por muito que o acusem suspeitas relativas ao passado...” - Documentos da Igreja Cristã, p. 30.

    Os primeiros cristãos foram perseguidos violentamente pelo Império Romano o que nos faz crer ainda mais que Cristo não foi um mito ou uma lenda. Quem morreria por uma lenda ou algo que foi inventado?

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  5. Suetônio (69-141) foi um escritor latino e ele também faz referência aos primeiros cristãos e a Jesus Cristo, em sua obras Vida dos Doze Césares publicada nos anos 119-122: "O Imperador Cláudio expulsou de Roma os Judeus que viviam em contínuas desavenças por causa de um certo Cresto” "Cresto" é uma variante da palavra Cristo. Suetônio ainda diz: “Os cristãos, espécie de gente dada a uma superstição nova e perigosa, foram destinados ao suplício” e "Nero infligiu castigo aos cristãos, um grupo de pessoas dadas a uma superstição nova e maléfica"

    Através dos relatos de Suetônio podemos ver que os primeiros cristãos foram duramente perseguidos, como os outros relatos, e que eles acreditavam em "um certo Cristo".

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  6. Pôncio Pilatos foi governador da Judeia de 26 a 36 d.C. Pouco se sabe dele, mas sua historicidade nunca foi negada. Ele escreveu uma carta ao imperador Tibério na época da crucificação de Jesus. As cópias da carta estão na Biblioteca Congressional de Washington: "Um jovem homem apareceu na Galiléia que prega com humilde unção, uma nova lei no nome do Deus que o teria enviado. No princípio estava temendo que seu desígnio fosse incitar as pessoas contra os romanos, mas meus temores foram logo dispersados. Jesus de Nazaré falava mais como um amigo dos romanos do que dos judeus. Um dia observava no meio de um grupo um homem jovem que estava encostado numa árvore, para onde calmamente se dirigia a multidão. Me falaram que era Jesus. Este eu pude facilmente ter identificado tão grande era a diferença entre ele e os que estavam lhe escutando. Os seus cabelos e barba de cor dourada davam a sua aparência um aspecto celestial. Ele aparentava aproximadamente 30 anos de idade. Nunca havia visto um semblante mais doce ou mais sereno. Que contraste entre ele e seus portadores com as barbas pretas e cútis morenas! Pouco disposto a lhe interromper com a minha presença, continuei meu passeio mas fiz sinal ao meu secretário para se juntar ao grupo e escutar. Depois, meu secretário informou nunca ter visto nos trabalhos de todos os filósofos qualquer coisa comparada aos ensinos de Jesus. Ele me contou que Jesus não era nem sedicioso nem rebelde, assim nós lhe estendemos a nossa proteção. Ele era livre para agir, falar, ajuntar e enviar as pessoas. Esta liberdade ilimitada irritou os judeus, não o pobre mas o rico e poderoso".

    "...Depois, escrevi a Jesus lhe pedindo uma entrevista no Praetorium. Ele veio. Quando o Nazareno apareceu eu estava em meu passeio matutino e ao deparar com ele meus pés pareciam estar presos com uma mão de ferro no pavimento de mármore e tremi em cada membro como um réu culpado, entretanto ele estava tranqüilo. Durante algum tempo permaneci admirando este homem extraordinário. Não havia nada nele que fosse rejeitável, nem no seu caráter, contudo eu sentia temor na sua presença. Eu lhe falei que havia uma simplicidade magnética sobre si e que a sua personalidade o elevava bem acima dos filósofos e professores dos seus dias. Agora, ó nobre soberano, estes são os fatos relativos a Jesus de Nazaré e eu levei tempo para lhe escrever em detalhes estes assuntos. Eu digo que tal homem que podia converter água em vinho, transformar morte em vida, doença em saúde; tranqüilizar os mares tempestuosos, não é culpado de qualquer ofensa criminal e como outros têm dito, nós temos que concordar - verdadeiramente este é o filho de Deus

    Seu criado mais obediente,
    Pôncio Pilatos”

    Pilatos descreve a aparência e a personalidade de Cristo.

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  7. Outro documento, que está em um museu da Espanha, é o documento que provavelmente foi do processo de Cristo:

    “No ano dezenove de TIBÉRIO CÉSAR, Imperador Romano de todo o mundo, Monarca invencível na Olimpíada cento e vinte e um, e Elíada vinte e quatro, da criação do mundo, segundo o número e cômputo dos Hebreus, quatro vezes mil cento e oitenta e sete, do progênio do Romano Império, no ano setenta e três, e na libertação do cativeiro da Babilônia, no ano mil duzentos e sete, sendo governador da Judéia QUINTO SÉRGIO, sob o regimento e governador da cidade de Jerusalém, Presidente Gratíssimo, PÔNCIO PILATOS; regente na Baixa Galiléia, HERODES ANTIPAS; pontífice do sumo sacerdote, CAIFÁS; magnos do Templo, ALIS ALMAEL, ROBAS ACASEL, FRANCHINO CEUTAURO; cônsules romanos da cidade de Jerusalém, QUINTO CORNÉLIO SUBLIME E SIXTO RUSTO, no mês de março e dia XXV do ano presente - EU, PÔNCIO PILATOS, aqui Presidente do Império Romano, dentro do Palácio e arquiresidência, julgo, condeno e sentencio à morte, Jesus chamado pela plebe - CRISTO NAZARENO - e galileu de nação, homem sedicioso, contra a Lei Mosaica - contrário ao grande Imperador TIBÉRIO CÉSAR. Determino e ordeno por esta, que se lhe dê morte na cruz, sendo pregado com cravos como todos os réus, porque congregando e ajustando homens, ricos e pobres, não tem cessado de promover tumultos por toda a Judéia, dizendo-se filho de DEUS e REI de ISRAEL, ameaçando com a ruína de Jerusalém e do sacro Templo, negando o tributo a César, tendo ainda o atrevimento de entrar com ramos e em triunfo, com grande parte da plebe, dentro da cidade de Jerusalém. Que seja ligado e açoitado, e que seja vestido de púrpura e coroado de alguns espinhos, com a própria cruz aos ombros para que sirva de exemplo a todos os malfeitores , e que, juntamente com ele, sejam conduzidos dois ladrões homicidas; saindo logo pela porta sagrada, hoje ANTONIANA, e que se conduza JESUS ao monte público da Justiça, chamado CALVÁRIO, onde, crucificado e morto ficará seu corpo na cruz, como espetáculo para todos os malfeitores, e que sobre a cruz se ponha, em diversas línguas, este título: JESUS NAZARENUS, REX JUDEORUM. Mando, também, que nenhuma pessoa de qualquer estado ou condição se atreva, temerariamente, a impedir a Justiça por mim mandada, administrada e executada com todo o rigor, segundo os Decretos e Leis Romanas, sob as penas de rebelião contra o Imperador Romano. Testemunhas da nossa sentença: Pelas doze tribos de Israel: RABAIM DANIEL, RABAM JOAQUIM BANICAR, BAN BASU, LARÉ PETUCULANI. Pelos fariseus: BULLIENIEL, SIMEÃO, RANOL, BABBINE, MANDOANI, BANCURFOSSI. Pelos hebreus: MATUMBERTO. Pelo Império Romano e pelo Presidente de Roma: LUCIO SEXTILO e AMACIO CHILICIO”

    Pouco se sabe sobre este documento, mas ele é de extrema importância, pois quem condenaria alguém que não existe? Quem acha que Cristo é um mito, duvida de sua validade, mas existe muitos outros exemplos de documentos assim e que nunca foram questionados. Então porque só o de Cristo?

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  8. Flavio Josefo (37-100) foi um famoso historiador judaico-romano do século I. Suas duas obras mais importantes são Guerra dos Judeus e Antiguidades Judaicas e é nessa segunda que Josefo cita Jesus Cristo: “Naquela época vivia Jesus, homem sábio, se é que o podemos chamar de homem. Ele realizava obras extraordinárias, ensinava aqueles que recebiam a verdade com alegria e fez-se seguir por muitos judeus e gregos. Ele era o Cristo. E quando Pilatos o condenou à cruz, por denúncia dos maiorais da nossa nação, aqueles que o amaram antes continuaram a manter a afeição por ele. Assim, ao terceiro dia, ele apareceu novamente vivo para eles, conforme fora anunciado pelos divinos profetas a seu respeito, e muitas coisas maravilhosas aconteceram. Até a presente data subsiste o grupo dos cristãos, assim denominado por causa dele” - Antiquites, VIII, III

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  9. Flavio Josefo não citou apenas Jesus, mas pessoas ligadas a ele, como Tiago, o irmão de criação de Cristo: "Mas o jovem Anano, que, como já dissemos, assumia a função de sumo-sacerdote, era uma pessoa de grande coragem e excepcional ousadia; era seguidor do partido dos saduceus, os quais, como já demonstramos, eram rígidos no julgamento de todos os judus. Com esse temperamento, Anano concluiu que o momento lhe oferecia uma boa oportunidade, pois Festo havia morrido, e Albino ainda estava a caminho. Assim, reuniu um conselho de juízes, perante o qual trouxe Tiago, irmão de Jesus chamado Cristo, junto com alguns outros, e, tendo-os acusado de infração à lei, entregou-os para serem apedrejados" - Antiguidades

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  10. Ele também cita João Batista algumas vezes em seu escrito, confirmando mais uma vez a Bíblia Sagrada: “Vivia tão austeramente no deserto que só se vestia da casca das árvores e só se alimentava com o que a mesma terra produz; para se conservar casto banhava-se várias vezes por dia e de noite, na água fria; resolvi imitá-lo” - História dos Hebreus e também cita João em outro relato:"Vários julgaram que aquela derrota do exército de Herodes era um castigo de Deus, por causa de João, cognominado Batista. Era um homem de grande piedade, que exortava os judeus a abraçar a virtude, a praticar a justiça e a receber o batismo, depois de se terem tornado agradáveis a Deus, não se contentando em só não cometer pecados, mas unindo a pureza do corpo à pureza da alma. Assim como uma grande multidão de povo o seguia para ouvir a sua doutrina, Herodes, temendo que o poder que ele tinha sobre eles viesse a suscitar alguma rebelião, porque eles estavam sempre prontos a fazer o que ele lhes ordenasse, julgou dever prevenir o mal para não ter motivo de se arrepender por ter esperado muito para remediá-lo. Por esse motivo mandou prendê-lo numa fortaleza de Maquera, de que acabamos de falar, e os judeus atribuíram essa derrota de seu exército a um castigo de Deus por um ato tão injusto” - Antiguidades Judaicas.


    Existem muitos outros escritores que citam Jesus Cristo como Celso e Hierócles, mas se fossemos citar todos, essa postagem não teria fim e por isso só citamos os escritores mais conhecidos.

    O que não creem dizem que todas essas provas que apresentamos nesta postagem são falsas ou foram modificadas ao longo do tempo. Mas seus argumentos não estão apoiados em base histórica e cientifica, mas apenas em achismos.

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  11. Respostas
    1. me diz uma coisa
      se ele deixou uma doutrina
      porque os apostolos discutiam o que hinham encinar pra região de laodiceia
      batiam boca
      se cristo existiu e deixou uma doutrina
      porque os apostolos discutiam sobre o que hinham encinar pra pessoas daquela região
      cristo disse a pedro sobre essa pedra tu firmaras a minha igreja
      e as portas do inferno não prevalecera
      como que veio a igreja, onde estava ela todos esses anos
      na mão do vaticano
      porque os relatos dos apostolos são tão diferente uns dos outro
      como dis a lei foi escrita pelo dedo de DEUS e o povo viu DEUS falando com moises dando os madamentos seus estatutos
      ai vem um maluco como paulo falando que a lei (antigo testamento )era para ele como esterco, pra nada aproveita que é impotente para salvar o homem da morte do pecado
      como pode paulo condenar e abolir a tora que foi dado por DEUS
      paulo é mais que DEUS
      vale mais o que paulo prega do que (DEUS) fez.
      mais tarde ou cedo todos quantos se levantam contra a (TORA DE DEUS)
      vão dar conta (DEUS NÂO TERA CONPAIXÂO DE VOZ)o tempo de vcs em breve chegara isso é serteza

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  12. se DEUS condena o sacrificio humano
    porque ele sacrificaria alguem ainda mais para pagar uma divida de um devedor
    é justo isso
    vc faz a divida outro que paga, ta certo isso
    DEUS é inacapas de salvar alguem
    ELE não tem PODER pra SALVAR
    teve que morrer um homem
    pra salvar

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